terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os primeiros passos.Imagem e óptica,fim do 18...



As quatro primeiras gravuras provem da Encyclopédie de Diderot et d´Alembert, circa 1760. (clique para ampliar ).



O nascimento da fotografia, no primeiro terço do século 19 , parecia inevitável.
As descobertas científicas eram já valiosas ; acima de tudo, os pesquisadores começavam a adquirir um espírito realmente científico, capaz de levar para frente suas experiências nas melhores condições.

De fato, já no século 16, faltou pouco para que um tal de Fabricius, alquimista de profissão, descobre a fotografia.
No seu " livro dos metais ", ele repare que uma imagem projetada por uma lente numa camada de cloreto de prata se materializa em preto (partes totalmente iluminadas),ou em cinza (partes parcialmente iluminadas).....Parou por lá.

Terá que esperar o fim do século 18 para que pesquisas sérias sejam iniciadas.
Em 1777, um sueco, Scheele, depois um tal de Charles, francês, usaram a câmara escura para produzir fotografias "rudimentárias", e "efêmeras" por não saber como fixar las.
Em 1802, um inglês, Wedgwood, tentou produzir imagem pela ação da luz sobre nitrato de prata, também sem conseguir fixar.
Um químico inglês,Humphry Davy, interessado nas experiências de Wedgwood, escreveu em 1804 : "Se se encontrasse o meio de prevenir o obscurecimento das partes claras do desenho pele luz natural, o processo se tornaria tão útil que ele é simples."

É nesse caminho que duas pessoas, Nicephore Niepce et Daguerre, vão se tornar os "pais da fotografia" (paternidade contestada pelos ingleses , na pessoa de Talbot).

Nenhum comentário:

Postar um comentário